Faça o Planejamento Orçamentário da sua empresa

O que é um planejamento orçamentário? 

Primeiramente o planejamento orçamentário é uma das atividades mais importantes para a saúde financeira de uma empresa.

Planejamento Orçamentário serve para planejar o futuro de sua empresa, as Receitas, Custos, Despesas e Investimos que você estima para os próximos meses ou anos à frente.

 

Você cria o cenário que deseja através de uma relação das despesas e receitas colocando os números previstos em cada item da relação, a contabilidade se preocupa em registrar as entradas e saídas realizadas, que já ocorreram, o Planejamento Orçamentário busca “prever o futuro”, fazendo isso você poderá gerir melhor seu negócio.

Essa ferramenta deve ser usada em qualquer negócio, independente do tamanho, ou momento da empresa, se não fez antes, inicie imediatamente. Se engana quem acha que o Planejamento Orçamentário deve ser feito somente em empresas de grande porte, pois ele está cada vez mais presente na rotina de micro, pequenos e médios negócios.

Com o tempo e a experiencia do negócio, o planejamento vai ficando mais consolidado e trazendo números cada vez mais eficazes, permitindo assim metas mais precisas.

Qual a importância desse planejamento?

O planejamento orçamentário é fundamental para manter qualquer negócio saudável. É a parte do planejamento estratégico que mostra a visão da empresa em números.

Para entender a importância desse plano, você deve saber que não adianta investir em marketing, ter a melhor equipe de colaboradores, apostar no desenvolvimento da marca e na fidelização dos clientes se ao final do período não houver lucro.

E para ter esse controle, a empresa deve elaborar anualmente o planejamento orçamentário.

Esse instrumento funciona como um termômetro, pois mostra se a empresa está ou poderá gerar lucros para seus sócios. Os números consolidados em uma disposição que facilite a visão podem dar uma noção para redução de determinado custo ou investimento para aumentar a venda de outro, melhorar as margens, decidir melhores momentos para determinadas ações.

Quais elementos são fundamentais para fazer um bom planejamento orçamentário?

Orçamento mensal: a organização do orçamento mensal é essencial para o controle das entradas e saídas de dinheiro da empresa;

Orçamento anual: também é de grande importância fazer um planejamento de como os recursos financeiros da empresa serão utilizados no decorrer do ano;

Fluxo de caixa: o fluxo de caixa é um instrumento básico para controlar e planejar as finanças da empresa ; é através dele que se projeto o saldo disponível para que sempre haja capital de giro no negócio.

Como fazer um planejamento orçamentário? 

Antes de iniciar a elaboração do planejamento orçamentário, é preciso conhecer bem o seu negócio. É importante ressaltar que as empresas têm necessidades e interesses diferentes, por isso, cada plano deve ser adaptado a realidade do seu negócio.

Para elaborar um planejamento orçamentário de sucesso, você deve se perguntar:

  1. Onde a empresa está hoje?
  2. Onde a empresa precisa chegar?
  3. O que será feito para a empresa chegar lá?

BAIXE AGORA UM E-BOOK GRATUITO, E RECEBA UM BÔNUS PARA FAZER O SEU PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

Além destas, outras questões devem ser levantadas para coletar as informações necessárias. Por exemplo: qual é o estágio de maturidade da minha empresa? Como está estabelecida a estrutura de custos, gastos e despesas? Quais indicadores financeiros eu devo utilizar para acompanhar e controlar os rumos do empreendimento?

Após responder essas questões, você pode seguir os seguintes passos:

  • Definir o plano de vendas (metas para o período);
  • Elaborar uma projeção de vendas;
  • Definir quais são os custos;
  • Apontar os custos e despesas com pessoal;
  • Elencar as despesas operacionais;
  • Elaborar um orçamento de investimentos.

Com essas informações, você pode analisar a concentração do capital da empresa. É possível verificar se existe alguma área que precisa de mais investimentos, enquanto outra pode ter uma redução nos gastos. Esse balanço é o que traz equilíbrio e otimização para o negócio.

Ligue Agora!