Sou um empresário. Abri minha empresa e agora?

Sou um empresário. Abri minha empresa e agora?

Parabéns, você abriu uma empresa, e agora você é um empresário!

Sou um empresário!

Com essa afirmação, queremos chamar a atenção para todas as responsabilidades que este título de empresário traz consigo. Ser um empresário é além de gerir bem o seu negócio de modo que ele possa prosperar, é estar atento ao mercado, finanças, legislação tributária, dentre outras responsabilidades.

Não quer dizer que tenha que ser um expert em todas as áreas, mas precisa estar atento e manter uma equipe capaz de ajudá-lo com todas as necessidades como por exemplo uma contabilidade.

Pensando em dar a nossa contribuição, destacamos abaixo alguns assuntos importantes

Capital Social

É o valor, a integralizar ou integralizado, correspondente à contra-partida do titular, sócios ou acionistas de uma empresa, para o início ou a manutenção dos negócios. O valor inicial constante no contrato de constituição da empresa.

Princípio da Entidade

Na sua tradução mais simples, é separação da pessoa física dos sócios com a empresa. Não é porque sou dono da empresa que sou dono do patrimônio dela.

Então como faço para retirar o dinheiro da empresa de forma a respeitar a legislação brasileira?

As duas principais formas para retirar dinheiro da empresa atualmente são:

Distribuição de Lucros

A distribuição dos lucros é a remuneração paga aos sócios pelo capital investido na empresa e pelos riscos assumidos no negócio. Porém a Receita Federal determina um limite para a distribuição de lucros, que é chamado, distribuição presumida de lucros. Tal limite só poderá ser superado caso a empresa apresente as demonstrações contábeis comprovando um lucro superior ao calculado, com base nas alíquotas pré-determinadas pela Receita Federal.

Pró-Labore

É o salário dos sócios ou titular de empresa, que participe da atividade ou administração da mesma. O pró labore deverá ser previamente cadastrado para que seja informado a previdência social através do E-SOCIAL e seja devidamente tributado antes do repasse ao sócio.

Devo emitir notas fiscais sobre todas as vendas de serviços ou produtos que fizer na minha empresa?

Sim, todas as operações devem ser acompanhadas da respectivas notas, mas em alguns casos você pode economizar se observar particularidades da lei, este também é outro ponto muito importante em buscar um bom parceiro contábil que possa ajudar a pagar correto.

De maneira geral, a contabilidade é um dos principais parceiros de seu negócio, e o fator principal para seu sucesso.

  • Verifique quanto tempo ela está no mercado e se é inscrita no Conselho Regional de Contabilidade;

 

  • A estrutura de um escritório hoje, não precisa ser gigante, mas ter equipamentos e sistemas de ponta, integrar as informações contábeis com os sistemas de sua empresa.

 

  • Equipe de profissionais qualificados e treinados, que possam esclarecer sobre a legislação e gerenciamento de sua empresa.

 

  • Lembre-se de visitar o escritório para constatar se realmente é aquilo que promete.